Fake News em campanha política na internet


A Fake News, ou notícias falsas, é um instrumento de ataque muito utilizado por profissionais que planejam uma campanha política na internet. O Projeto de Lei do Senado 473/2017, que prevê até três anos para quem divulgar Fake News – sabendo que se tratam de informações falsas sobre assuntos de relevância para o interesse público (como saúde, segurança pública, economia e política) –, foi visto como censura quando publicado em 2017 e acabou sendo vetado pelo então presidente Michel Temer.

 

campanha política na internet

 

O debate continuou e a campanha política na internet de 2018 trouxe novamente a discussão sobre a Fake News em comunicação campanha política, que não nasceu muito menos ganha forças apenas no digital, a mídia tradicional (jornal e TV, por exemplo) conhece há muito tempo o seu resultado.

 

Fake News: não é novidade em campanha política na internet

 

Boato e mentira na mídia existem há tempos. O que acontece é que a internet favorece uma combinação perfeita entre algoritmos de redes sociais, pessoas dispostas a inventar conteúdo, eleitorado desinformado, robô do Google, velocidade de divulgação e compartilhamento, conhecimento sobre marketing para políticos e uma eleição a ser ganha a qualquer custo.

 

Nem se todas as empresas de checagem de notícias se juntarem serão capazes de derrotar as fake News no marketing político, e esse trabalho tem um impacto muito importante na campanha política na internet, pois pesquisas indicam que quando as pessoas leem uma notícia falsa na internet e depois leem a sua correção, deixam de acreditar na fake news.

 

Para poder combater a guerrilha virtual, seja contra fake news ou também pelo uso de perfis falsos, é preciso entender melhor os elementos que compõem essa guerra digital, as limitações legais e também os perigos reais que candidatos e eleitores estão correndo”, afirma Marcelo Vitorino, professor e criador de um dos melhores curso de marketing político digital online.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: