Centro espírita é lugar de crescimento espiritual? Outro dia Allan Kardec rebaixou o Corinthians!


Tabuleiro Ouija

Olá amigo urso! Estou enviando minha indagação (pérola), para que eu possa me definir quanto a minha fé religiosa. Estou indo há pouco tempo num centro espírita (Allan Kardec) e gostaria de saber sua opinião sincera e abalizada. Pergunta: acha que devo continuar freqüentando o centro espírita, acha que é um lugar de crescimento espiritual?

Tânia S.

Olá Tânia, perguntas relacionadas a questões espirituais são muito difíceis de responder, quase tão ou mais do que explicar o que o Lula quer dizer com as metáforas que usa, mas vamos lá.

Sou um urso ateu por opção, tomei essa decisão após pesquisar diversas religiões, filosofias de vida e seitas. Quimbanda, candomblé, umbanda, espiritismo, catolicismo, protestantismo, xamanismo, budismo e mais trocentos “ismos” que existem, ao meu ver, são baseados em uma política de contenção de massa.

O que me tornou ateu foi a falta de tolerância de daqueles que escolhem uma doutrina para com os praticantes de outras, o engraçado é que todas apontam para as mesmas regras de convivência que poderiam ser muito bem resumidas nos dez mandamentos.

Vejamos as religiões provenientes da mãe África, se fazer macumba tivesse 100% de garantia, Vitória e Bahia seriam campeões mundiais de futebol, afinal nada mais comum em terras baianas do que dar uma passada em um terreiro. Imagine a final do campeonato baiano Vitória 0 x 0 Bahia, teriam que decidir a partida no par ou ímpar!

Não quero converter ninguém a minha falta de religião, até porque, como bom ateu, acho a presença de Deus imprescindível! Afinal, num mundo que os homens pouco respeitam as leis terrenas, a inexistência do criador despertaria o que há de pior.

Respondendo brevemente sua questão, lugar de crescimento espiritual é aquele que está dentro de você. Reveja suas ações com seus amigos, parentes, desconhecidos e com você, se ainda assim você quiser freqüentar essas instituições religiosas, boa sorte!

Obs. Vale lembrar que o Corinthians foi rebaixado com o gol espírita (ou não) de Allan Kardec.

40 Respostas

  1. Acho que voce alem de Urso Atheu é tambem burro e não estudou nada sobre as religiões, pois ainda confunde Candomble, Ubanda, etc com Espiritismo, acho melhor voce se informar primeiro para depois ver se para de dizer bobagens

  2. Quanta bobagem!!!
    Primeiro que espiristismo é uma coisa, ainda mais kardecismo. Umbanda, Candomblé….são outras.
    Cada religião merece respeito, mas infelizmente tem charlatões que se dizem ou fazem coisas em nome do Espiritismo e acabam sujando uma religião tão bonita e sem interesses. Diferente de outras que não fazem nada senão em troca de dinheiro.
    Procure se infomar mais, antes de utilizar o termo “macumba”!!!!!

  3. Caro amigo Urso,
    Não obstante as belas palavras que acabaras de proferir, não concordo com uma passagem, a qual passo a transcrever: “Não quero converter ninguém a minha falta de religião, até porque, como bom ateu, acho a presença de Deus imprescindível!”.
    Apesar de minha pouca leitura e de também não ser adepto a qualquer tipo de religião ou afins, pelo que entendo “ATEU” significa aquele que não crer em um DEUS e não aquele que não tem uma religião. Até porque, mesmo sem ter uma religião, eu continuo acreditando em DEUS, em uma Força Espiritual ou seja lá o que for. Por favor, corrija-me se estiver errado.
    Abraço!
    Eduardo Henrique S. Sarmento
    Maceió/AL

  4. Querido Urso,

    quer falar mal do presidente use argumentos que convençam, não faça isso de forma gratuita e forçada, fica sem graça amigo. Posso te dar alguns motivos para criticá-lo, como posso te dar outros tantos dignos de elogios, afinal de contas, nem Cristo agradou a todos, olha vc aí para provar 😉

    Grande Beijo

  5. Ateu seria quem nao acredita em Deus, e nao, quem nao tem uma religiao. Nao precisamos ter uma religiao definida para acreditar na existencia de um Deus.

  6. Boa observação, Eduardo.

    Contudo, não necessariamente o ateu é aquele que não crê em Deus, Etimologicamente, sim, mas não necessariamente.
    Porém, em partes, concordo com você e dou duas sugestões mais, digamos, plausíveis, de suposto posicionamento religioso do amigo urso:

    talvez ele tenha tentado dizer que é DEÍSTA;
    ou que é AGNÓSTICO.

    Mesmo assim, repito: apesar de ser ateu, ele pode crer na existência de Deus sim.

  7. eh… tbm num entendi essa parte.
    pensava q ateu eh q naum acredita em Deus.
    mas uma vez eu vi uma coisa parecida na tv.
    O reporter perguntou: vc eh Ateu?
    ai o kra respondeu: graças a Deus!
    num entendi…
    mas se ateu for qm naum tiver religião…
    ajuda a gnt aew e responde isso…
    informação nunca eh demais.
    XD
    abçs a todos

  8. Killer,

    a expressão “sou ateu graças a Deus” nada mais é que uma ironia, ok?

    Contudo, reitero: existem ateus (não muitos) que creêm em Deus. de forma tímida, mas creêm. Contudo, os termos mais corretes são DEÍSMO e AGNOSTICISMO.

  9. Antes de qualquer coisa, sei muito bem as diferenças entre as religiões, apenas explicitei que nem todos os argumentos das religiões são 100% eficazes.

    Quanto a minha frase sobre a presença divina, explico melhor: apesar de pessoalmente não acreditar em um ou vários criadores do universo, não posso imaginar um mundo sem que as demais pessoas acreditem. Já vivemos em um mundo complicado e acho saudável para todos que as crenças sejam respeitadas.

    Resumindo: sou ateu do mais alto calibre!!! Não acredito em um ou vários deuses.

  10. Povinho idiota e fanático.
    Livrai-nos, Senhor!

  11. Não gosto do Corinthians, não gosto de Kardecismo, pois são muito místicos, cheios de acreditar em achismos, nada real !, vivem de compartilhar as doações do pôvo com os paupérrimos, é o pôvo mais fofoqueiro que já vi nos meus 56 anos de idade !!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Resumindo, o urso é mais um daqueles que acham que acreditar em Deus é uma loucura saudável… Vai entender esses ateus…

  13. o espiritismo e uma doutrina muita bonita para aqueles que estudam e acredita nao so em DEUS mais na reencarnaçao, entao antes de alguem falar va a um centro espirita de verdade e procure os estrutores para se enformar por que muita gente comfunde com candoble ou cartas e tem um ditado muito bonito que aqueles que nao procuram o espiritismo por amor procura pela dor, pois muitos acham que o espiritismo nao e uma boa coisa mais quando precisa de respostas da vida ela e a unica doutrina que explica exatamente o que vc quer saber. e nao cobra nada nem gratidao ok. seus desavisados

  14. Olá querida Tania S.
    Não acho q vc deva procurar sua orientação espiritual em opiniões alheias. Por experiência própria acredito que vc tem que seguir a voz do seu coração. Vá ao lugar em que se sentir melhor, e se não encontar pode falar c/ Deus na sua própria casa. E tenha certeza que todo lugar que pregue o bem e o amor ao próximo será um lugar de crescimento espiritual.
    Deus te abençoe!!

  15. Prezados, fico abismado com a tese do ateísmo. Como é que pode alguém defender essa postura e ao mesmo tempo entrar em discussão sobre a doutrina espírita?? Vocês ateus acreditam tanto em Deus que se ocupam em combater a idéia de sua existência, hahaha seus desocupados, Deus existe e é o motor na nossa exstência, razão do nosso viver. Jesus é o caminho a verdade e a vida. Quanto aos espíritas, esses pobres coitados vivem a pensar que terão infinitas chances de tornarem-se melhor. Deixo uma pergunta: Com que objetivo vocês buscam essa melhoria ou evolução – para usar um termo que vocês utilizam – ? Quem ha de julgar, ou melho, avaliar o grau atingido no seu processo evolutivo? hein!

  16. Por que nao procurar o que a Biblia diz sobre o assunto? Nela vcs vao encontrar as respostas que estao procurando e perceberao que ao homem foi ordenado morrer somente uma vez, vindo apos isso o juizo. Ou seja, so temos uma chance de vida eterna e nao infinitas chances como podem achar nossos amigos espiritas. Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguem vai a Pai senao por mim. Nao ha salvacao em nenhum outro nome, nao somos salvos por boas obras”caridade”, mas sim unicamente por Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.

  17. é ai q fica a confusão de la p ca e c p acola. todo mundo acha q tem razão! a nina deixa isso explicito ao dizer q a religião a q ela se refere é a unica doutrina q blablabla…muitos devem ter a msm opinião a respeito da(s) sua(s) religião(ões)…
    parece q aceitar a religião do outro é dizer q a própria n é certa…
    ……………..viva e deixe viver……………….

  18. Caro Urso ,
    Agora vc me assustou .. ]
    Explico, e foi após ler sua réplica.
    Vejamos primeiro há a sua afirmação de ser ateu, seguida das palavras de que acha imprescindível acreditar em Deus…:cito suas palavras:
    “.até porque, como bom ateu, acho a presença de Deus imprescindível! ”
    Aí com as controvérsias das msms quanto as diferenças de acreditar em Deus e não ser religioso,
    … de repente ….
    vc vem com uma réplica mais tortuosa, à guisa de ser esclarecedora??? !!. Volto a pensar que vc , é um gnóstico hermético… está muito hermético mesmo, no sentido iniciático … Vc dá pistas ao afirmar acreditar ou não em Deus é uma coisa e saber que Deus é presença , é outra coisa … Veja nunca conheci um ateu , e conheci vários em minha vida, que julgasse a presença de deus imprescindível , como vc o faz . Eram e são todos loucos para demonstrar a inexistência de deus, sua ausência .
    Assim … continuo… se vc é ateu em grande parte por verificar a intolerância entre as diferentes religiões , seria bom refletir também sobre a terrível intolerância dos ateus em relação aos que acreditam em Deus e/ou são praticantes de alguma religião.
    Atualmente isto melhorou , mas convivi com muita intolerância , soberba intelectual e desprezo pelos que eles chamam de crendices e superstições que dominam os seres mais fracos. Os ateus se consideram mais fortes e superiores a tal ponto de não precisarem de Deus e nem de ritos ou mitos…
    Bem, fico por aqui ,citando Carl Jung, discípulo de Freud, quando perguntaram se acreditava em Deus, este grande psicólogo respondeu :” Eu não acredito em Deus, eu sei que ELE existe…” Olha aí a questão da crença e da presença… pense nisso caro urso branco…

  19. Pôxa, vou escrever na lousa: sou ATEU! Porém, como animal racional acredito que as pessoas devem acreditar em DEUS ou no que bem entenderem!

    Como falei no texto, são pessoas fervorosas e intolerantes que me fizerem além de ATEU, não ter religião, pois creio que a tolerância deveria ser um dos conceitos fundamentais em qualquer doutrina que se proclama como “a palavra do criador, traduzida pelo homem”. Os caras mal conseguem traduzir do hebraico, quanto mais do idioma divino, se é que ele existe.

    Como ATEU, sinceramente, não estou nem um pouco preocupado sobre o que cada um aceita como verdade e continuo afirmando que, para mim, seria melhor que a humanidade acreditasse que DEUS existe, quem sabe assim o mundo estaria melhor.

    Quanto aos fervorosos parem de me torrar, esse blog é de HUMOR, não é para ser utilizado como referência bibliográfica!!!

  20. Bom, respondendo à pergunta do leitor sobre centros espiritas e sobre o Alan kardek….
    Eu nao sei se esses centros sao locais de crescimento, mas garanto que o rebaixamento do Corinthians foi uma bençao!!! ahahahahahahahaha……

  21. Poxa vida, pessoal!

    Existe uma coisa chamada liberdade de consciência e liberdade de expressão! Em nenhum momento vi, nosso amigo Urso Branco ofender a crença de ninguem…!

    A sua posição religiosa (sim, porque não ter religião é uma posição religiosa, em si), é da única e exclusiva responsabilidade dele mesmo; nenhum de nós pode recriminá-lo!

    Particularmente, não professo nenhum credo religioso e não acredito em um ser superior que governa o mundo… uma vez, ao assistir a um filme, de cunho religioso, ouvi uma frase muito interessante: “Deus é uma criança brincando com um formigueiro”. Pensei, e cheguei a uma conclusão que pode ser possível… rsrsrs!

    Bem, não vejo motivos para toda esta verborragia religiosa e recriminante contra nosso amigo Urso Branco. Se não gostaram da opinião, não visitem o site; muito simples! Assim como vocês acham que sua opinião é a correta, nosso amigo pode pensar o mesmo, afinal, não somos todos iguais?!?

    E, quando pensarem na mais idiota hipótese de que seu credo é o verdadeiro caminho (não sei para onde e nem para que), lembrem-se de que a Verdade é como um Elefante e Cinco Cegos. Um pega na perna e diz que o Elefante é um animal grosso e que pula; outro Cego pega nas costas e diz que o Elefante é como uma bola quicando; outro Cego, pega no rabo e diz que o Elefante é um animal comprido, um pouco peludo e fino; outro pega na tromba e diz que o Elefante é comprido, mas é grosso e úmido na ponta; por fim, o último Cego pega as orelhas, dando uma gargalhada e diz que todos são uns idiotas, pois o Elefante é um pássaro, pois estava tocando em suas asas…

    Se todos juntassem os pedaços, poderiam chegar perto do que é um Elefante, de verdade, não é mesmo?

    Lembrem-se disso! Abraços a todos!!!

  22. é até engraçado, cada um acredita no que quiser, muitas vezes as pessoas dizem que escolheram essa ou aquela religião, pois se identificaram ou se sentiram bem, ou seja não estão nem ai pra saber se é verdade ou não, então discutir isso é bobagem.

  23. Gente bitolada e de pouca fé, vão tudo pegar um bom lavado de roupa, e de quebra, estudar um pouco também. Os que meteram o pau no Urso com certeza carecem de discernimento e senso de ironia, ao não perceberem que ele estava ZUANDO!!! Ele não misturou Espiritismo com religiões afro nem nada, apenas citou as várias vertentes da fé brasileira, num comentário de duplo sentido sobre o rebaixamento do Corinthians (merecido, por sinal ^^). Que eu saiba, e que o Urso ainda falou, é que esse blog é de HUMOR!!! Quem quer discutir religião, em seus mais diversos aspectos, usem o deus da informação, o Google, e vão ser felizes na Caixa Prego (que fica na Bahia, pra quem não sabe). E sobre ser ele ATEU, antes um ateu sincero a um religioso fanático que faz de qualquer palavra um motivo pra uma jihad. E quem citou a Bíblia aí, por favor, nem comente, pois apesar de ser o texto sagrado de milhões de cristãos, NUNCA foi e NUNCA será a ÚNICA VERDADE da face da Terra. Se os espíritas acreditam na doutrina que professam, não serão outras pessoas, de religiões proseletistas e dominadoras e de mente tacanha, que com argumentos mais furados que uma peneira, que vão mudar isso. Liberdade de expressão e de culto, pra quem não sabe, é assegurado por lei no nosso país, e se isso [a prática] não fere a honra e a dignidade de ninguém, nenhuma pessoa pode vetar essa expressão, seja de palavras ou de culto, pois é CRIME, bando de bocudos.

    E tenham uma boa tarde!

  24. O melhor religioso é aquele crítico e contestador, que não acredita no que se diz , duvida do que foi dito e contrapõe com uma idéia oposta o que foi lido.
    Parabéns amigo Urso, pois todo conteúdo nunca pode ser imposto e sim construído e individualizado por cada um de nós.

  25. Corinthians, nunca tinha ouvido falar nesta religião

  26. Eu também sou atéia por convicção (não por desilusão) e acho todo fanatismo hilariantemente BOBOOOOOOOO…principalmente quando sou eu a fã(nática)!…rs… Mas quase morro de rir com seu “pôxa, vou escrever na lousa: sou ATEU!”…kkkkkkkkk…

  27. Bom, nas boas épocas do rei Arthur, já conheciamos Jesus que na verdade foi levado ao mundo através das palavras de Paulo. Assim como foi levado para varios outros lugares e se analizarmos existem vários Jesus e o mais interessante é que em todas situações eles são os únicos rsss(entçao concordo com o que o URSO BRANCO falou sobre os preconceitos e achar que somente sua religião é a correta e verdadeira).
    Antes de ser cristão, seguiamos o antigo código:

    -Evite trapacear.
    -Evite a Tortura.
    -Cumpra a lei do rei, o país, e calvário.
    -Administre a Justiça.
    -Proteger os inocentes.
    -Exiba auto controlo.
    -Mostrar Respeito à Autoridade.
    -Respeite as damas.
    -Exiba coragem nas palavras e Escritura.
    -Defenda o Fraco e Inocente.
    -Destrua todo mal em suas formas monstruosas.
    -Esmague os montros que saqueiam nossa terra e roubam nosso povo .
    -Lute com honra.
    -Castigue os errantes
    -Nunca abandonar um amigo, aliança ou causa nobre
    -Lute pelos ideais do rei, do país e calvário.
    -Morra com Valor.
    -Sempre mantenha a Palavra de Honra.

    Mas cansei também de tanta pancadaria e achei outo codigo mais fácil.

    1. reverência pela vida – abster-se de matar
    2. generosidade – abster-se de roubar
    3. responsabilidade sexual – abster-se de má conduta sexual
    4. escutar com profundidade e falar com amor – abster-se da mentira
    5. consumo consciente – abster-se de ingerir intoxicantes

    Mas o principal é seguir o coração

  28. Qual é a mistura de urso com burro?
    É uma coisa escrevendo asneiras, neste caso seria um asno!

  29. O bom do futebol é somente o que rola durante o jogo. Esse blá-blá-blá que existe antes e depois da partida não significa nada. O Timão caiu, é fato! Vai vencer a segundona? É uma esperança. E é válida! Feliz 2008!

  30. Só não entendi o que que o Corinthians tem com isso tudo.

    Chamem a energia de que quizerem, como enchergarem melhor, ela existe e esta por aí.

    Pura questão de gosto e entendimento pessoal.

    Abraços

  31. Ter o Corinthians na SEGUNDONA foi justiça DIVINA!!

    Vamo Inter!!

  32. respeito sua opiniao…mas cara o que torna o homem racional e a capacidade dicernir…aprender…conhecer e meu nao ha nada mas iracional do que querer opinar ,dar palpite sobre um assunto que voce e totalmente leigo…desde qundo kardecismo e religiao…e espiritismo e candombre…cara voce e agnostico e nao ateu…o meu suas ultimas palavras serao meu DEUS…e ai voce sabera que nessa curta existencia apenas vegetase…estais mais para ameba do que para urso…mas DEUS sempre da mais uma chance, pois errar e humano….somos pequenas partes de um imenso cujo corpo e a natureza e a alma e DEUS…nao sou dono o da verdade…mas ai de quem ha descobrir…abraco

  33. estou a algum tempo no espiritismo minha familia ja e algum tempo tbm e por causa delas estou mas teve um dia que estava conversando com um cara no msn e ele disse que era da macumba e falou que tinha que me contar uma coisa eu e claro fiquei curiosa deixei ele continuar ele me disse que desde os meus 13 anos tem uma cogana que bate de frente comigo e que nao me deixa ser feliz no amor que ela vai continuar me pertubando ate eu procurar saber o que ela quer comigo na boa nao sei quem pode ter jogado ela pra mim nao me lenbro de ter mechido com isso na infancia mas so sei de uma coisa meus amigos sao todos falsos e os caras que arrumos sempre termina comigo me humilhando nao sei o que fazer preciso muito de um conselho sera que alan kaderk podera afastar mesmo esse mal de mim eu conheci um cara esses tempos e estou super apaixonada e ele parece que tbm estar mas to com medo de ele ser mas um que vai embora da minha vida me magoando me ajuda por favor

  34. Olá Pessoal!!!

    Acredito que o centro espirita seja um local onde devemos ir com o proposito de nos melhorarmos moralmente, pois esse é o ponto principal.E o segundo plano é termos em mente que devemos ser flexisiveis e humildes, não cabendo essa obrigação apenas a que está adentrando o centro espirita,mas aos que lá se encontram e também aos dirigentes em especial.Respeito e seriedade cabe em qualquer instituição religiosa , não nos cabendo julgar.

  35. Ola.
    No meu entendimento ser ateu eh um posicionamento.
    Deus é um conceito, um entendimento. Deus existe ou nao existe. Quando se nega Deus ele ainda continua existindo. Antes de acreditar uma entidade barbuda que fica em algum lugar ou lugar nenhum devemos buscar o conhecimento.
    Dificil alguem ter realmente conviccao de que essa ou aquela religiao esteja certa ou errada.
    As pessoas precisam acreditar em algo. Nem que seja no “Nao Deus”. No fundo é uma crenca. Uma crenca na descrenca.
    Acreditar é antes de tudo aceitar sem checar, sem estudar. Nao creio que estejamos todos assim. E quanto mais voce entende, mais voce nao aceita.
    Se Deus existe ou nao nao sei. Mas que ele provoca discurssao pelo mundo afora, isso provoca.

  36. Eu acredito em Deus, sou católico por nascimento, mas não pratico nenhuma religião. Gosto do espiritismo, porém, não condeno as demais religiões. Acho que todos devem ter algo em que acreditar ou mesmo temer. Sem essa crença, a boiada estoura…

  37. Eu acredito no LUNÁTICO.

    Zé XY

  38. Quem não entendeu o que o Ursão quis dizer com:

    “Não quero converter ninguém a minha falta de religião, até porque, como bom ateu, acho a presença de Deus imprescindível! Afinal, num mundo que os homens pouco respeitam as leis terrenas, a inexistência do criador despertaria o que há de pior.”

    1º – Contrate uma professora de português.
    2º – Leia mais jornais.

    Ou tentem entender que ele quis dizer que acha a presença de Deus impescindível na vida daqueles que matam, roubam e tudo mais. Se eles fazem isso com “Deus no coração”, seria muito pior se não acreditassem num Deus.

    Difícil? Não doeu, né?

  39. ô povinho burro hein…

  40. Acho que é a essa intolerância a que o Urso se referia. Será que só um cara ateu ou de fé muito duvidosa pode ler e aceitar a opinião dele sem que isso o torne um asno ou que os outros textos, sem nenhum teor religioso, possam ser lidos sem que a sua própria fé seja abalada?
    E ele está muito certo em dizer que Deus é imprescindível! Se sob os ensinamentos de Cristos vocês já são intolerantes assim…

Deixe um comentário

